As Maiores Loucuras GB:

sexta-feira, novembro 04, 2011

Feliz Halloween


O Halloween já pasou, mas agora que pude comentar sobre ele, então vamos lá.

O Haloween pra quem não sabe, pouco é celebrado aqui. É mais algo estrangeiro. Mas aqui é muito comentado tanto quanto no ocidente. Queridos amigos e companheiros, o Halloween, creio eu, é um dia importante que nós mesmo aqui devemos sim celebrar. Afnal, o queé o mal sem o bem. Ou o bem sem o mal. O que é o pouco sem o muito? Ou a vitória sem a derrota? O que é a coragem sem o medo? Pois é. Por trás de nossos rostos sonhadores, planejadores e conquistadores, todos temos um medo, independente de qual seja, não há um ser humano que não possua um medo.

Que tal se explorassemos um pouco esse dia?

"A origem do halloween remonta às tradições dos povos que habitaram a Gália e as ilhas da Grã-Bretanha entre os anos 600 a.C. e 800 d.C., embora com marcadas diferenças em relação às atuais abóboras ou da famosa frase "Gostosuras ou travessuras", exportada pelos Estados Unidos, que popularizaram a comemoração.

Originalmente, o halloween não tinha relação com bruxas. Era um festival do calendário celta da Irlanda, o festival de Samhain, celebrado entre 30 de outubro e 2 de novembro e marcava o fim do verão (samhain significa literalmente "fim do verão" na língua celta).

O fim do verão era considerado como ano novo para os celtas. Era pois uma data sagrada uma vez que, durante este período, os celtas consideravam que o "véu" entre o mundo material e o mundo dos mortos (ancestrais) e dos deuses (mundo divino) ficava mais tênue.

O Samhain era comemorado por volta do dia 1° de novembro, com alegria e homenagens aos que já partiram e aos deuses. Para os celtas, os deuses também eram seus ancestrais, os primeiros de toda árvore genealógica."

Viram só? Qualé a lógica do Halloween? Nenuma. Não há motivo algum pra esse dia ser "considerado" o dia das bruxas. Mas ele é. Por quê? Por que precisávamos de um dia para que usássemos o nosso medo para pedir "doces". Para crianças usarem o que elas temem como forma de ganhar coisas que elas ganham. Viram a lógica. Através do medo, conseguimos ganhar as coisas. E, bem, para o país, isso é ótimo. Significa um aumento no consumo de doces, o que significa mais ganho com a compra desses doces e mais pasta de dente pras cáries. Pois é. 

Mas o Halloween então não tem significado algum, na história? Bom, creio eu que tem sim. Pode não ter na história do país, ou do mundo. Mas tem na nossa história. O que você fez no seu Halloween? Aproveitou como deveria? Assustou muito? Comprou ou ganhou muitos doces? Ou simplesmente nem notou que era Halloween? Seja lá o que tenha acontecido, seu Halloween passou, e foi mais um dia, como os outros. Mas me respondam: Algum de vocês já enfrentou seus medos? Se quiserem não me respondam, mas respondam a si mesmos. ^-^

Abraços e um feliz Halloween pra vocês. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário